Thor_drawing
O Thor do Filme da Marvel dá uma explicação bem plausível sobre a divisão dos reinos/planetas para os nórdicos,como se as estrelas/constelações fossem os galhos da Yggdrasil,aliás, muitas religiões usavam e ainda usam metáforas para explicar quase tudo.

A mitologia nórdica ou escandinava (ou viking) é o conjunto de lendas/histórias e crenças dos povos que habitaram a região da Península da Escandinávia há muito muito (muito muito muito) tempo.Mais precisamente pelos povos da germânia do norte,que hoje é a Alemanha.Transmitida de geração para geração principalmente na Era Viking através de poesias.chegou até nós por meio de textos medievais escritos durante e após o processo da cristianização nórdica. Outra importante fonte foi o conjunto de textos (Edas)Encontrados na Islândia,que apresentam histórias e personagens/seres mitológicos. Os deuses ligados a assuntos sociais habitavam Asgard, que era um tipo de cidade sagrada cercada por muros e deram aos homens habilidades e sentidos. Outros, chamados deuses Vanir, associados à natureza, moravam em Vanaheim. Yggdrasil era uma árvore colossal que ficava no centro do universo,contava-se que seus frutos continham as respostas para perguntas fundamentais da humanidade,era o que ligava os nove reinos Midgard era a Terra.

Jotumheim – Reino dos Gigantes da Montanha, por se localizar numa montanha, é morada de outros seres, como trolls.

Muspelheim – Reino do Fogo, lar dos gigantes de fogo.

Niflheim – Reino de Gelo, onde residem os gigantes de Gelo. (hurrr durrr)

Álflheim – Reino dos Elfos de luz.

Svartalfheim – Reino dos Elfos escuros.

Principais seres da mitologia nórdica:

Deuses e deusas: deidades superiores.

Valquírias: deidades menores, servas de Odin.

Heróis: criaturas que realizavam grandes feitos, pois possuíam poderes especiais.Como Beowulf, guerreiro que venceu o dragão e o grande monstro Grendel, ou Siegfried,personagem épico na saga dos Volsungos.Volsung, que era um rei e Erik, o vermelho ,considerado o descobridor da Groelândia.

As Valquírias: Brünhild, Gunnr e Skuld.

Anões: possuíam inteligência superior e muitos tinham a capacidade de prever o futuro.

Jotuns: gigantes com poderes especiais que quase sempre aparecem em oposição aos deuses.

Bestas: seres sobrenaturais como, por exemplo, Fenrir (lobo gigante) e Jörmundgander (serpente marinha gigante).

Nornas: deusas que tinham funções específicas relacionadas ao controle do presente, passado, futuro, sorte, azar e providência.

Elfos: viviam nas florestas, fontes e bosques. Eram imortais, sempre jovens e tinham poderes mágicos.

Os principais deuses da mitologia nórdica:

Odin: deus, rei de todos os deuses.

Thor: deus dos raios e dos trovões. Filho mais velho de Odin.

Balder: deus da justiça e da sabedoria.

Loki: deus do fogo

Frigga: deusa da fertilidade e do amor.

Bragi: deus da sabedoria e da poesia.

Dag: deus do dia.

Njord: deus dos ventos e da fertilidade.

O planeta dos alienígenas  Senhores do Tempo,da série de tv “Doctor Who” tem em parte o nome do deus nórdico do tempo. bbc esperta

Frey: deus da fertilidade e do tempo.

Ran: deus dos mares.

Gerda: deusa das almas perdidas.

Freia: deusa do sexo, do amor, da beleza e da fertilidade.


Os Nórdicos não acreditavam em nenhuma verdade transmitida pelas divindades aos mortais; Para eles o mundo era um disco plano. Há quem diga que foram os primeiros europeus a por os pés na América do Norte.

Hoje, a mitologia fica como uma inspiração na literatura,no teatro e também música e no cinema,Thor, por exemplo,agora é um super-herói, a Autora J.K Rowling teve em parte influência da mitologia Nórdica para escrever Harry Potter.

Anúncios